Bezerros

Publicada em 30/11/18 às 07:54h - 10 visualizações
CUIDAR DA SAÚDE NA TERCEIRA IDADE É MUITO IMPORTANTE
Idosos e exercícios ao ar livre: quem disse que não pode?

IP Quality - Comunicação Estratégica / 104 FM


 (Foto: 104 FM)

Especialistas da ASBP provam que, respeitando as condições de cada pessoa, a atividade traz mais benefícios do que se imagina

O Verão está às portas! E com a chegada da estação mais quente do ano, é comum que aumente o número de pessoas que praticam atividades físicas ao ar livre, como complemento à rotina da academia de ginástica ou como uma alternativa ao corre-corre do espaço fechado para a prática esportiva. Este bom costume caiu no gosto de jovens e adultos há tempos, e com o passar dos anos, contagiou as pessoas na terceira idade também.

Portanto, quem chegou aos 60 e pretende explorar o cenário ao ar livre para a prática esportiva, precisa de maiores cuidados, mas alguns deles precisam ser tomados pelos mais jovens também: alimentação adequada, uso de protetor solar e hidratação são fundamentais para que o desempenho seja bom para o praticante.

De saldo, a prática esportiva é extremamente benéfica pra quem está na melhor idade, desde que todos os riscos sejam minimizados através de iniciativas simples, claro que depois de visitar o médico e realizar o check-up através de exames e assim conferir que a saúde está em dia, pois muitos exercícios são passados respeitando as condições de saúde de cada pessoa. Convidamos 3 especialistas que atendem os agremiados da Associação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (ASBP) para conversar sobre os cuidados e benefícios das atividades físicas para quem tem 60 anos ou mais.

Qual a importância da atividade física para os idosos?

A professora de educação física e colaboradora da ASBP, Denise Cesário, a prática adequada de exercícios traz inúmeras benesses para quem está em processo de envelhecimento mais acentuado. “A atividade física para o idoso melhora a qualidade do sono, e previne males como a osteoporose, além de proporcionar o controle da pressão arterial e ajudar na manutenção do equilíbrio e do bom humor”, avalia a especialista.

Além disso, de acordo com a Denise, é necessário que haja uma certificação de que o idoso está apto a realizar atividades físicas, verificando a adaptação, a intensidade, a qualidade do movimento e as possíveis patologias do idoso. E ao sair para a atividade, sempre aferir a pressão arterial e saber se o mesmo tomou os remédios de uso continuo.

Cuidados com a pele

 Já a esteticista que atende os associados da ASBP na capital paulista, Larissa Boroczky, existem coisas que são de praxe e que os idosos precisam de mais cuidado ainda, como aplicar protetor solar pelo menos 30 minutos antes de ir pra rua e replicar a cada 2 horas.

Além disso, como o sol pode prejudicar bastante a saúde da pele, a especialista em estética diz que a alimentação adequada é um bom aliado para manter a pele bonita e saudável. “Uma alimentação balanceada terá como consequência uma pele mais bonita e saudável. Há alguns alimentos que podem prevenir o câncer de pele, como por exemplo, o abacate (rico em Ômega 3 ) e a aveia ( rica em vitamina B3 ), que também ajudam a manter a hidratação da pele”, orienta Larissa.

Bem estar por completo

Não é apenas no corpo que as pessoas na terceira idade desfrutam de benefícios. A mente também muda e isso afeta positivamente o comportamento de quem tem 60 anos ou mais, pois libera para o organismo diversos hormônios relacionados ao bem estar.

“A pratica de esportes regular tem grande poder na melhora do humor. Reduz o estresse, a ansiedade e a depressão. Além da liberação de endorfina, serotonina, noradrenalina, melatonina, hormônios que atuam diretamente na regulação do humor e do sono; a atividade física também possibilita senso de realização e maior interação com pessoas, fatores fundamentais para a saúde emocional do idoso”, palavras da psicóloga e terapeuta congnitivo-comportamental da ASBP, Simone Matias.

Para a especialista, a ASBP faz um trabalho completo no que se refere à saúde e ao bem estar do idoso, com iniciativa que objetivam a boa saúde tanto física quanto mental. Além disso, existem atividades também voltadas para a qualificação e educação dos agremiados da ASBP. “Todo esse conjunto torna o trabalho desenvolvido pela Associação um excelente referencial aos idosos, promovendo melhora da saúde, bem-estar e melhor qualidade de vida”, finaliza a psicóloga da ASBP.

Em Bezerros os idosos contam com o Projeto Vida Ativa que atende todo esse público que regularmente realiza atividades em Praça Pública, oferecendo qualidade de vida a quem mais precisa. 





81 99428-3059

No Ar
MADRUGADA DA FÉ com PLAYLIST
Peça sua Música

  • maria luiza dias
    Cidade: bezerros
    Música: q.ouvir,,anormais c\brunno carvalho
  • gizele maldonado
    Cidade: recife-pe
    Música: iNSANO-BRUNNO CARVALHO
  • karla reis
    Cidade: olinda
    Música: barreiras-brunno carvalho
  • Romário Ramalho Gomes
    Cidade: Caruaru/PE
    Música: Sabor de Mel (DAMARES)
  • maria rodriques
    Cidade: bezerros
    Música: anjos do resgate
  • monica yara
    Cidade: ubatuba-sp
    Música: barreiras brunno carvalho
FUTEBOL TOTAL 2018
Estatísticas
Visitas: 263870 Usuários Online: 41


Copyright (c) 2018 - 104 FM - Todos os direitos reservados